fazer contas (simples)

O amor acrescenta-nos com o que amarmos. O ódio diminui-nos. Se amares o universo, serás do tamanho dele. Mas quanto mais odiares, mais ficas apenas do teu. Porque odeias tanto? Compra uma tabuada. E aprende a fazer contas.
Vergílio Ferreira, Pensar

antes de tudo, não creio nessa inversão do amor para ódio. talvez pela minha incapacidade em odiar e uma capacidade muito selectiva em amar. gostei / gosto muito mas raramente amei / amo. depois do gostar sobra-me a indiferença. antes dela a raiva. por vezes, depois até, apenas por momentos, nunca em contínuo. não deixo, sobretudo por mim.

vivi grande parte do meu passado na raiva e na frustração. ocuparam demasiado espaço, toldaram-me o pensamento e enfraqueceram-me a vida, desperdicei... fiz as contas, com algumas réguadas, umas duras, difíceis de perceber na altura.

neste presente, simplifico. álgebra básica. podem vir dos outros as bombas de ódio, a mesquinhez e a malvadez. trato delas cirurgicamente, deixaram de ocupar tanto espaço e do que fica livre é preenchido pela surpresa da leveza, do gostar e do apreciar.


Sem comentários:

Enviar um comentário